Instituto Brasileiro de Direito Civil – IBDCivil, comprometido com o desenvolvimento de locus associativo privilegiado para o pensamento, debate e construção do direito civil contemporâneo à luz da legalidade constitucional, apresenta a Revista Brasileira de Direito Civil - RBDCivil.

A publicação eletrônica, com periodicidade trimestral e qualificação B1 pelo sistema CAPES, tem como linha editorial a divulgação de trabalhos desenvolvidos sobre os principais eixos temáticos em discussão no direito civil atual, provenientes das mais diversas correntes teóricas, relativamente à análise jurisprudencial e ao desenvolvimento de propostas hermenêuticas e doutrinárias direcionadas à harmonização dos núcleos de regulamentação jurídica da atividade privada, bem como à investigação de modelos jurídicos, no direito brasileiro e comparado.

A Revista é composta de editorial e seções de (i) Doutrina, no âmbito da qual serão publicadas contribuições doutrinárias nacionais e estrangeiras, comentários de jurisprudência, ensaios e pareceres; (ii) Atualidades, destinada a veicular textos pontuais sobre assuntos da ordem do dia, além de noticias de publicações e eventos jurídicos, resumos de congressos e resenhas bibliográficas; e (iii) Vídeos/Áudios, contendo entrevistas e/ou palestras.


RBDCivil manterá sistema de avaliação objetivo e impessoal das contribuições encaminhadas, sem qualquer restrição quanto à proveniência ou matiz ideológico. Os trabalhos serão submetidos a Conselho formado por professores de renome nacional e internacional. O Colegiado analisará cada texto recebido com base nos pareceres de dois Relatores, elaborados sem identificação de seus autores (Double-blind review) segundo critérios uniformes, que espelham as normas de redação da RBDCivil, divulgadas trimestralmente, e os padrões adotados nas revistas científicas internacionais. Dessa forma, a RBDCivil assume a compromisso inafastável de exercer avaliação editorial isenta e soberana, que atenda às expectativas de seus colaboradores, leitores e assinantes.

Confira as Normas de Submissão de Artigos nas revistas.